informação jurídica incomum
Visa Tech e Empreendedorismo em Portugal
Publicado o Decreto-Lei que regulamenta a Startup Portugal, Associação Portuguesa para a promoção do Empreendedorismo
Startup Portugal tem desenvolvido suas atividades para a consolidação das startups em Portugal e realiza ações de promoção e internacionalização das marcas.
Vivemos na era da informação. A difusão de ideias, costumes e práticas acontece em ritmo acelerado, sobretudo por conta da propagação dos meios de comunicação e a criação de novas tecnologias.
O desenvolvimento de softwares tem crescido e modificado a forma como as pessoas interagirem com o mundo.
Acompanhando este movimento tecnológico, um fenômeno empresarial tem se consolidado: as startups.
Em 2016, Portugal lançou a “Estratégia Nacional para o Empreendedorismo – Startup Portugal”, um programa governamental composto por ações estruturadas em três eixos: dinamização do empreendedorismo, reforço do financiamento e promoção da internacionalização. Com a medida, houve um aumento do número de startups e investimento interno e externo no país.
Para além dessa inciativa governamental, foi criada a Startup Portugal – Associação Portuguesa para a promoção do Empreendedorismo (SPAPPE).
A SPAPPE tem desenvolvido suas atividades para a consolidação das startups em Portugal e realiza ações de promoção e internacionalização das marcas, bem como o apoio para a participação em eventos do ramo tecnológico, do que é exemplo a Web Summit.
Neste contexto, foi publicado em 4/3/2019 o Decreto-Lei n.º 33/2019, que regulamenta a SPAPPE e delimita suas regras de funcionamento. Passamos a detalhar alguns pontos da referida legislação:
O que é? A SPAPPE é uma associação de utilidade pública que tem como missão o desenvolvimento de atividades para a promoção do empreendedorismo em Portugal e conta com a o auxílio de entidades públicas e privadas.
Quais são suas atividades? Dentre os seus objetivos, a SPAPPE apoia a implementação de políticas públicas na área do empreendedorismo e presta auxílio (estudos, assistência ou formação) aos seus associados para a criação e capacitação de startups.
Apoio Público. A SPAPPE será financiada por contratos-programa firmados com a IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. (órgão público).
Quem pode se associar a SPAPPE? Quaisquer pessoas coletivas com atividade relevante no âmbito da promoção do empreendedorismo e que estejam interessadas na concretização da missão da associação.
TECH VISA: O VISTO PORTUGUÊS PARA ATIVIDADE TECNOLÓGICA
Aqueles que se interessem por desenvolver uma atividade inovadora em território português, além de contar com a SPAPPE para o desenvolvimento da sua atividade, podem pleitear um visto específico para a entrada e permanência em Portugal.
Trata-se do StartUp Visa ou Tech Visa, visto de residência para o exercício de atividade profissional para imigrantes empreendedores (art. 60.º, n.º 2, alínea c, da Lei n.º 23/2007).
Para sua obtenção, o interessado deve desenvolver um projeto empreendedor, "incluindo a criação de empresa de base inovadora, integrado em incubadora certificada nos termos definidos por portaria dos membros do Governo responsáveis pelas áreas da administração interna e da economia".
Nos termos do Regulamento, o pedido de autorização de residência com base neste tipo de visto deve ser acompanhado de declaração do IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação, I. P.), que comprove a celebração de contrato de incubação com incubadora certificada (art. 55, n.º 6, do Decreto-Regulamentar n.º 84/2007).
AS STARTUPS
Startup é um termo utilizado para denominar o ato de se dar início a algo. No meio dos negócios tecnológicos, a expressão faz referência a empresas jovens que desenvolvem atividades inovadoras e buscam o apoio de investidores para aumentar seu alcance e potencializar suas receitas.
Por conta da alta probabilidade de rentabilidade, vários são os investidores que decidem apostar em startups. Nesta linha, alguns países também têm incentivado a criação destas empresas, no intuito de alavancar o crescimento econômico e o setor de tecnologia, fomentando a geração de empregos. É o caso de Portugal.
Acompanhe a série de informativos especiais sobre investimentos em Portugal: preencha o formulário abaixo para recebê-los diretamente em seu e-mail.
Nota: É proibida a reprodução integral ou parcial dos conteúdos do Portal Direito Comparado sem prévia autorização. Contacte-nos através do formulário abaixo para maiores informações.
Para contactar o autor e fazer comentários, preencha o formulário: